Na venda de serviços, conquistar novos clientes pode ser um grande desafio. Muitas vezes, trata-se de contratos recorrentes e de longo prazo, que exigem investimentos significativos. Profissionais como contadores, advogados, arquitetos, empreiteiras, agências de marketing e outros enfrentam uma jornada de compras mais longa e complexa.
Nesse contexto, o que mais pesa na decisão de compra é a confiança . O potencial cliente precisa acreditar que o seu negócio:
- É idôneo e confiável;
- É capaz de entregar o que promete;
- Possui profundo conhecimento na área de atuação;
- Saiba esclarecer dúvidas e ofereça soluções práticas;
- Consiga identificar e mapear melhorias, mesmo sem o cliente solicitar;
- Apresente cases de sucesso que reforçam sua substituição.
Mesmo com todas essas qualidades, algumas empresas ainda têm dificuldade em atrair novos clientes. Isso, muitas vezes, acontece porque o público não conhece o potencial do seu negócio. Ou seja, os atributos que tornam sua empresa uma parceira confiável não estão sendo devidamente divulgados.
Uma solução? Exponha seu conhecimento e diferenciais em diversos canais, com abordagens estratégicas. Confira as principais ações que podem ajudar a atrair novos clientes:
- Participe de eventos, feiras e associações empresariais.
O networking é uma das ferramentas mais poderosas para vendas. Parcerias de sucesso podem nascer de uma simples conversa em um evento. - Mantenha um perfil ativo no LinkedIn.
Essa é a principal plataforma para tomadores de decisão. Estar presente no LinkedIn é essencial para definir conexões de negócios. - Compartilhe novidades com sua base de contatos.
Atualizações de leis, lançamentos tecnológicos, mudanças em ferramentas do mercado — qualquer informação relevante pode ser compartilhada por meio de e-mail marketing. Isso mantém sua marca viva na mente dos clientes e reforça sua autoridade. - Produza um blog com conteúdo relevante.
Assim como este que você está lendo, um blog é uma excelente forma para educar seu público e fortalecer sua imagem como referência no mercado. - Grave vídeos com insights e cases de sucesso.
Se você não tem muita experiência em gravar vídeos, adote o modelo de entrevistas ou depoimentos. Publique no YouTube, que é a segunda mídia mais utilizada no Brasil, mostrando resultados de forma atrativa e confiável. - Atualize suas mídias sociais regularmente.
Mantenha as mídias sociais atualizadas. A maneira mais rápida de perder um lead é não estar presente nos canais digitais. - Invista em tráfego pago.
Não dependa apenas do cliente te procurar. Divulgue de maneira ativa e alcance clientes que estão procurando exatamente o que você oferece.
Resultados em vendas com dedicação, planejamento, tempo e investimento. No entanto, um cliente conquistado pode retornar ao seu negócio durante muitos anos. O ideal é separar pelo menos 1 dia inteiro para o marketing bimestral e contar com uma agência parceira para executar a coleta, edição, colocar as ideias na prática e trazer novas soluções para que a sua marca chegue a novos clientes.
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